A história da Inteligência Emocional:
Era uma vez, dois pesquisadores, cientistas, eles: Peter Salovey pesquisador e reitor da Universidade de Psicologia de Yale e Jack Mayer professor da Universidade de New Hampshire. Ambos os psicólogos, publicaram a primeira definição acadêmica sobre inteligência emocional, em 1990, e, até hoje, continuam sendo os pesquisadores mais respeitados nesse campo. Sua definição cientifica de inteligência emocional (atualizada em 1997) foca nas habilidades de uma pessoa para perceber e utilizar suas emoções:
A inteligência emocional é a habilidade de perceber as emoções, acessar e gerar emoções que sirvam de apoio ao pensamento, entender as emoções e o conhecimento emocional, para regular, de maneira efetiva, as emoções com a finalidade de promover o crescimento emocional e intelectual (Mayer & Salovey. 1997)
MODELO DE QUATRO PILARES DE MAYER- SALOVEY- CARUSO
- Identificar as Emoções
Habilidade para reconhecer com precisão como você e os outros se sentem; é a maneira como você reconhece a informação ou os dados contidos nas emoções.
- Utilizar as Emoções –
Habilidade para gerar emoções e utilizá-las para que realmente ajudem no processo de pensamento é a chave para a solução de problemas, a criatividade e também a empatia
- Entender as Emoções
Habilidade para entender emoções complexas e como uma emoção conduz a outra; esta habilidade de dar sentido aos sentimentos é importante, por exemplo, para a construção de relações efetivas. É a chave para o uso estratégico das emoções.
- Gerenciar as Emoções
Habilidade de atuar de maneira inteligente com base na informação sobre as emoções próprias e dos outros, permite que você aplique estratégias efetivas para ajuda ló a alcançar resultados positivos.
Vale ressaltar que a maioria das pessoas escutou pela primeira vez o termo “inteligência emocional por volta de 1995, com a publicação do best seller de Daniel Goleman Inteligência Emocional. Ele cita que IE é mais importante que o Coeficiente Intelectual. Neste trabalho, Goleman citou um caso sólido no qual os fatores como: autoconsciência, autodisciplina e empatia determinavam o êxito pessoal e profissional. Ele se baseou em trabalhos diversos científicos e autores líderes que trabalharam em busca de definir e medir as habilidades da inteligência emocional.
A INTELIGENCIA EMOCIONAL NÃO É:
Ser amável
Ser emocional
Personalidade IE (Inteligência Emocional) o oposto de QI (Quociente Intelectual)
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